sexta-feira, 3 de maio de 2013

Biografia de Hans Magnus Enzensberger



Hans Magnus Enzensberger é um poeta, ensaísta, tradutor e editor alemão. É também escritor sob o pseudônimo de Andreas Thalmayr, Linda Quilt, Elisabeth Ambras e Serenus M. Brezengang. Nasceu em Kaufbeuren, na Baviera, em 11 de novembro de 1929. 
Estudou literatura e filosofia nas universidades de Erlangen, Freiburg, Hamburgo e também em Sorbonne, Paris, recebeu seu doutorado em 1955.
Viajante incansavel, viveu em países como a Noruega, a Italia, os Estados Unidos e Cuba. Denunciou o regime de Fidel de Castro, a quem escreveu a condenar a existência na ilha de presos políticos. É autor de obras em géneros diversos, desde histórias para crianças, poesia, filosofia e ensaios (muitos deles de incidência política). A sua poesia inicialmente mais ligada ao surrealismo, foi ganhando uma objectividade crescente. È um dos poetas alemães contemporâneos mais considerados.
 Em Portugal foram publicados Perspectivas da Guerra Civil (Relógio D’Água, 1998), Por Onde Tens Andado, Roberto? (Edições ASA, 1999), O Diabo dos Números (Edições ASA, 1998) e Mausoléu (Livros Cotovia, 2004). Em 1965 criou a revista "Kursbuch" e desde 1985 edita a série literária Die andere Bibliothek.

Nenhum comentário:

Postar um comentário